Tuesday, January 17, 2006

Anos 80, microinformática e a reserva de mercado

Durante a década de 80, o Brasil vivia nos tempos da ditadura militar e da reserva de mercado, gerando um atraso tecnológico muito grande, em comparação aos países de primeiro mundo. A alegação dos defensores da reserva de mercado era para que a indústria nacional se desenvolvesse. Para se ter uma idéia, no início dos anos 90, a maioria dos microcomputadores existentes em escritórios e casas brasileiras eram de 8 bits, enquanto nos EUA já existiam microcomputadores de 32 bits a muito tempo. Quem colocou um fim na reserva de mercado foi o governo Collor, que eu defendo por vários motivos e por causa disso sou motivo de polêmica em algumas situações. Enfim, era impossível importar microcomputadores, e era raro vê-los por aqui. Restavam os micros nacionais, alguns clones dos micros americanos. Citando alguns clones, do IBM-PC tínhamos o Cobra, EGO, SID, da linha Sinclair tínhamos principalmente a linha TK da Microdigital, da linha TRS-80 o CP-500 da prológica, MSX o Expert da Gradiente e da linha APPLE II os famosos Unitron, TK3000 da Microdigital, Exato da CCE, Elppa da Victor do Brasil, Microengenho da Spectrum. Isso é motivo de polêmica até hoje, pois muitos acreditavam que com a reserva o país se desenvolveria tecnologicamente, mas o que aconteceu na verdade foram diversos fabricantes tentando produzir clones do que já existiam lá fora. Além de produzirem clones com anos de atraso, os micros fabricados na maioria das vezes eram de pior qualidade, na minha opinião.
Fui um fanático da linha Apple II, eu era uma referência para tirar dúvidas e conseguir software no final da década de 80 e início de 90. Na época a richa era entre os fanáticos por Apple II e os do MSX. Tive contato com vários micros de várias marcas. Tive um Exato //e da CCE, que foi o melhor projeto de micro que a CCE teve, pois o Exato Pro na minha opinião era fraco. O Exato //e tinha um teclado excelente, rodavam todos os softwares compatíveis com o IIe, e o software que vinha com ele eram todos de um cara chamado Francisco A G Fuller, da CCE Informática, que na maioria das vezes alterava ou clonava os softwares da Beagle Bros, que era a Microsoft para a linha apple na época, tinham softwares incríveis. Na época todos queriam o TK3000//e da Microdigital, que vinha com microprocessador 65C02 e um Z80 para a programação do teclado. Sem tirar o mérito desse micro que era incrível, eu preferi pedir ao meu pai um Spectrum ED, com placa trifunção, que tinha um design dos micros PC-XT, com gabinete com espaço para o drive e separado do teclado, pena que ele queimou rápido, aliás, como eu morava em Santos, essas máquinas eram muito sensíveis e queimavam facilmente. Fiz alguns cursos de Basic e DOS em uma escola chamada Microdata, que tinham vários Unitrons AP ii de 48 Kb, que eu particularmente não gostava. Acho que o Unitron foi o clone mais famoso do Apple II aqui no Brasil, e seu departamento de informática quebrou depois de produzirem o Mac 512, um clone do Macintosh, que por diversos motivos, entre eles político, não vingou. Ainda tenho os disquetes de 5 1/4 com os softwares que eu desenvolvia em Applesoft Basic e Assembly 6502, aliás, outro dia eu cheguei a rodar alguns no meu Apple americano. A alguns anos atrás, comecei a ir atrás dessas máquinas, eu só tinha guardado um TK3000, e hoje tenho uma coleção enorme, alguns eu comprei e recuperei, outros eu comprei em perfeito estado. Foi o caso do meu sonho de criança, de ter um Apple //e original americano. Ele está lá em casa, junto com mais 2 TK3000 //e, 1 TK 3000 //e compact, 1 Unitron 64Kb, 1 Exato //e da CCE e um Spectrum ED, que consegui a pouco tempo, em perfeito estado ! Detalhe: todos estão funcionando.
Quem viveu essa época não se esquece: Apple Works, Copy II Plus, Locksmith, ProDos, CP/M, Visicalc, Supervisicalc, Newsroom, Take 1, Multiplan, Supercalc 2, Dbase II, Magic Window, Beyond Castle Wolfenstein, Karateka, Montezumas Revenge, Hero, Moon Patrol, California Games, Summer Games, Winter Games, SpeedyWay Classic.
Sinto falta dessa época, não me arrependo de não ter tido uma infância comum, pois larguei os brinquedos pra ficar na frente daqueles monitores de fósforo verde e com os livros sempre ao lado. Eu também não vivia somente disso, jogava bola e assistia aos jogos do timão, que eu sempre fui doente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home